Encontro estratégico onde RENAS e LAM – Latin American Mission, reuniram potenciais parceiros e trazem especialista americano ao Brasil. 

Nos dias 21a 23 de agosto de 2012, no Residencial Laggus em Curitiba, aconteceu um encontro inédito entre lideres de varias organizações evangélicas que lidam com famílias e crianças em situações de abuso e exploração sexual.

Liderado pela Renas – Rede Evangélica Nacional de Ação Social, com a campanha Bola na Rede, o encontro reuniu representantes de organizações como CPPC – Corpo de Psicólo-gos e Psiquiatras Cristãos, Eirene, Claves, Aliança Pro Família e Mãos Dadas, para um trabalho com o Dr. Steve Mounce, especialista americano no tratamento em situações de abuso sexual. O encontro teve o objetivo de construir ações que se complementam, tendo em vista que Renas assume o papel de articular a campanha, mas não a de intervir e tratar casos concretos.

Cada organização pode colocar seus recursos à disposição e assumir alguns compromis-sos sobre o que fazer nos próximos 30 e 90 dias.

Debora Fahur, membro da coordenação nacional da RENAS, expressa assim suas im-pressões sobre o encontro:

“ Pudemos falar sobre nossos limites de atuação e buscar parcerias para enfrentar o te-ma do enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, seja nos mega even-tos esportivos – Copa do Mundo e Olimpíadas, além das ações propostas as igrejas evangéli-cas. Fomos ainda ministrados pela Palavra de Deus, que nos ensina sobre o perdão, e a ne-cessidade de ver a igreja como espaço de cura e transformação para famílias envolvidas na questão do abuso sexual. Que no processo de resposta redentora, precisamos estar com nos-sos ouvidos atentos e sensíveis a ouvir e acolher vítimas de abuso e exploração sexual. Que precisamos buscar um ambiente redentivo, cheio de amor. Um ambiente envolto com o poder do sangue de Jesus. Como RENAS, tivemos a oportunidade de exercitar pela primeira vez, o aprendizado de encontrar com diferentes redes de atuação, neste caso, organizações e pes-soas que trabalham com o fortalecimento da dinâmica familiar em ambientes terapêuticos, visando principalmente a cura emo-cional.”

Ao final a certeza de que DEUS OUVE E INTERVÉM. E por isso, ao ouvir o choro das crianças, quer que seu povo se mobilize para intervir.

Ago e Set de 2012 

Comitê BNR em Curitiba Promove Seminário de Capacitação. 

Nos dias 24 e 25 de agosto de 2012, a-conteceu em Curitiba um Seminário de Capa-citação para o Enfrentamento da violência se-xual contra crianças e adolescentes. Cerca de 60 pessoas participaram do evento, entre elas psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, professores, gestores públicos, pro-fessores de escola Bíblica, voluntários de mi-nistérios que atendem crianças e adolescen-tes, lideranças de ministérios voltados para crianças e adolescentes, lideranças de organi-zações sociais, voluntários e profissionais que trabalham em organizações sociais, acadêmi-cos de cursos nas áreas de educação, saúde, serviço social e psicologia, terapia ocupacional. A palestrante foi a pedagoga Maria do Livra-mento Alves Marinheiro, Consultora de CLAVES e participou da Coordenação Nacional da Campanha BNR como representante da FEPAS.

Entre os temas abordados tivemos a Apresentação da Campanha Bola na Rede, A Histó-ria da infância e o ECA, A situação da infância no Brasil, Indagando os saberes: (O que é a violência contra a infância e adolescência) Causas, consequências, e fatores de risco, Cená-rios da violência sexual: (Violência sexual não comercial: Por desconhecidos, Por conhecidos – extrafamiliar e intrafamiliar), Antecipando-nos à violência, A Prevenção: fatores de fortaleci-mento frente à violência sexual e O papel dos educadores sociais na prevenção e Proteção de Direitos.

Depoimentos de Participantes: 

Ago e Set de 2012 

“O Seminário trouxe despertamento, motivação, idéias para trabalhar o tema em minha igreja, comunidade e convívio familiar”.