Este ano a mobilização em Manaus o trabalho de mobilização aconteceu em escolas municipais e estaduais, por meio de palestras ministradas na semana do 18 de maio. Também aconteceram capacitações de Vacinação por Bons Tratos, formando adolescentes vacinadores. Nos dias 15 a 17 de maio aconteceu em Manaus a “I Jornada de Enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, promovida pelo poder público e órgãos do sistema de garantia de direitos, a Campanha Bola Na Rede foi representada pela Assistente Social Jaqueline Santos Ferreira que compôs uma Mesa Temática de reflexões e debates sobre os desafios ligados a exploração sexual.

A Marcha de Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes aconteceu na Zona Leste de Manaus com uma grande concentração de pessoas soltando sua voz a favor de uma infância protegia na cidade de Manaus.

A Mobilização também alcançou a cidade de Parintins. A Articuladora Wilma Rodrigues, foi com uma equipe, para a cidade de Parintins, famosa por seus festivais, e aconteceu na semana do 18 de maio uma mobilização pública de enfrentamento ao abuso e exploração sexual. É a Campanha alcançando outras cidades na região de Manaus.

Acesse o álbum de fotos da Mobilização em Manaus Aqui

ESPECIAL 18 DE MAIO 

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL

CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

No dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a RENAS, através da Campanha Bola na Rede mobilizou crianças, adolescentes e adultos nas 12 cidades-sede da Copa 2014.

Nas ruas, praças, igrejas, diversas atividades artísticas, palestras, campanhas de oração e conscientização, participação em audiências públicas, movimentaram as cidades de durante a semana.

AGRADEÇA A DEUS POR TODAS AS MOBILIZAÇÕES E CONTINUE EM ORAÇÃO PELOS ARTICULADORES E AS PRÓXIMAS ATIVIDADES AO LONGO DO ANO.

MOTIVOS DE LOUVOR 

Mobilização em Manaus e Paritins 

BNR NEWS 

5ª Edição – Junho de 2013 

Apesar das fortes chuvas no dia 18 de Maio, o grupo articulador da Campanha Bola Na Rede em Fortaleza, com a ajuda de organizações parceiras, realizou uma manifestação no Centro Cultural Dragão do Mar. Alguns adolescentes abriram o cortejo com banners e faixas. Assim como tem acontecido em outros anos, as ações não forma isoladas das manifestações da Rede de Proteção de Fortaleza. Organizações de referência estiveram presentes na mobilização, destaque para organizações cristãs como Diaconia e Visão Mundial. Parte da equipe também participou do encontro dos Atletas de Cristo programando algumas ações em conjunto no enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo da Copa do Mundo em 2014.

Mais imagens da Mobilização em Fortaleza Clique Aqui

 

Mobilização em Fortaleza 

 

Mobilização em Salvador 

 

Em Salvador as atividades começaram nas semanas que antecederam o 18 de maio, com capacitação de 30 adolescentes e educadores da Visão mundial, para realizarem a vacinação por bons tratos que aconteceu no dia 18 na orla da Barra em conjunto com a Ação do Comitê de Enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes do Estado da Bahia.

A mobilização promovida pela equipe da Campanha Bola Na Rede começou no dia 18 as 14h:30min com um grupo de 62 pessoas, cantaram o hino nacional, a seguir iniciou-se a ação das equipes para vacinação, para exibição de faixas nos semáforos, panfletagem nos carros e abordagens feitas por adultos às pessoas nos pontos de ônibus e na praça, com o panfleto esclarecendo sobre o significado do 18 de maio e o Disque Denúncia. Foram distribuídos cerca de 4 mil panfletos. O Grupo de adolescentes, a maioria com pinturas no rosto, com alegria e disposição, fez a vacinação de aproximadamente 300 pessoas, fizeram a filmagem e as fotos. A Mobilização contou com representação de 3 cidades, sendo 9 igrejas, incluindo batista, adventista, Assembleia de Deus, Batista Independente e Presbiteriana. Às 16h os participantes fizeram uma “roda” em volta da praça, fazendo um caracol, chamando a atenção de quem passava enquanto cantamos a canção “Deus chama a gente para um momento novo” e o Pr. Danilo fez uma oração.

Para ver mais imagens da Mobilização em Salvador Clique Aqui.

 

Mobilização em Belo Horizonte. 

 

Em Belo Horizonte a semana do dia 18 de maio foi cheia de atividades. O Comitê Bola Na Rede começou a semana parti-cipando de uma audiência pública no Teatro da Assembleia Le-gislativa de Minas Gerais. O evento fez parte da agenda de ati-vidades de mobilização e sensibilização do Poder Público e de toda a Sociedade em razão do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com o Fórum Interinstitucional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais – FEVCAMG e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio da 23ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude Cível de Belo Horizonte, foram os promotores da a Audiência.

No dia 17 de maio aconteceu o ABRAÇO AO MINEIRÃO – Há alguns anos Belo Horizonte e Região Metropolitana vêm organizan-do ações conjuntas e articuladas no dia 18 de maio, com a rede de proteção a Criança e ao Adolescente. Este ano, o Mineirão, arena tradicional de muitas conquistas no mundo do esporte, entra em cena por uma causa nobre, indo além do futebol e sendo palco para a luta em prol da garantia dos direitos de crianças e adolescentes. No dia 17 de maio, o estádio ganhou um abraço simbólico de todos que lutam pela causa e convocando os mineiros, de todas torcidas, para entrar em campo nesse ato.

No dia 18 de maio aconteceu o I Seminário “A REDE EM AÇÃO POR UMA INFÂNCIA PROTEGIDA” no auditório da Igreja Batista Getsêmani, com a participação e palestra da Promotora da Infância de Belo Hori-zonte, Dra. Maria de Lourdes Santa Gema; do Jovem articulador do Ponto Focal Juvenil do Comitê Nacional de ESSCA, Moisés Barbosa, falando sobre protagonismo juvenil e o Pr Eliandro Viana, Articulador Nacional da Campanha Bola Na Rede. O seminário contou com a participação de um público de aproximadamente 150 pessoas, como representações e lideranças de várias igrejas evangélicas da capital mineira. Aconteceu durante o evento a participação de crianças e adolescentes, vacinando e apresentando um ato pela prote-ção a infância.

Durante a semana, representantes do Comitê Bola Na Rede e da Rede Evangélica do Terceiro Setor de MG, proferiram palestras em es-colas públicas sobre prevenção a violência sexual aos alunos e professo-res.

A Mobilização alcançou a mídia por meio de dois canais de comu-nicação, a rádio 107 FM e o canal Rede Super, foram concedidas entre-vistas sobre a Campanha nos programas INTERVIEW GOSPEL (Rádio 107), e Programa De Tudo Um Pouco (Rede Super).

Acesse o Álbum de fotos da Mobilização em Belo Horizonte Aqui.

Mobilização em Natal 

A semana de ações teve inicio com o Seminário “Fortalecendo o Diagnostico do Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes”, realizado no dia 11 de maio no templo da Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Alecrim, com a presença de representantes de diversas igrejas e organizações evangélicas. A professora Valdenice Conceição foi a preletora do encontro, que destacou experiências e materiais para ajudar no diagnostico do abuso sexual de crianças e adolescentes.

Na sexta-feira, dia 17/05 foi realizada pelo terceiro ano consecutivo a Campanha de Vacinação por Bons Tratos, iniciativa liderada pela Visão Mundial. A equipe Bola Na Rede esteve presente na caminhada nas ruas da comunidade.

Na tarde do dia 18, realizamos a caminhada de enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes no principal bairro turístico de Natal, Ponta Negra. O bairro concentra o maior índice de denúncias no Disk 100 de exploração sexual de crianças no Turismo.

A mobilização das igrejas locais, especialmente igrejas do bairro, foi muito marcante. 1050 pessoas, entre adultos, jovens, adolescentes e crianças participaram da mobilização, que começou ao lado do Praia Shopping e seguiu pelas principais ruas do bairro.

Ao final da caminhada, a Igreja de Cristo de Ponta Negra sediou um encontro de jovens para aprofundamento nos temas da campanha Bola na Rede.

No dia 25 de Maio, foi realizada, na zona norte de Natal uma mobilização ainda como parte das ações do dia 18 de maio. Jovens e adolescentes de igrejas locais foram as ruas para chamar a atenção da sociedade para o tema.

Acesse o Álbum de Fotos da Mobilização em Natal Aqui

Mobilização em São Paulo 

O comitê de Articulação da Campanha Bola Na Rede em São Paulo realizou uma mobilização com 500 crianças, no dia 17 de Maio, trabalhando em rede com as organizações do Comitê municipal de enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação teve um grande destaque e trouxe muito encorajamento para a equipe e as organizações que compõe RENAS—SP. Os voluntários de igrejas e organizações evangélicas participaram com alegria das atividades do dia 18 de Maio. A Mobilização também contou com a participação de uma equipe missionários da Coalizão Brasileira de Esportes e do Joga Limpo, que apoiaram no kids games nos dias 17 e 18/05.

A representante do Grupo Coordenador de RENAS, Débora Fahur participou da ação do dia 17 de maio no parque da cidade, e aproveitou a oportunidade para discutir sobre o tema com representantes da rede de proteção e órgãos do sistema de garantia de direitos.

Uma representação significativa de jovens de várias igrejas abrilhantou as ações, de mobilização em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, com várias manifestações culturais, música, dança, grafite e principalmente, bradando com toda força à sociedade um Basta a toda forma de violência contra crianças e adolescentes. Acesse mais imagens da Mobilização em São Paulo, Clique Aqui.

Mobilização em Curitiba 

Em Curitiba, as ações começaram no dia 15 de maio, o Pr Eliandro Viana, deu uma palestra so-bre o tema da Campanha Bola Na Rede na Primeira Igreja Batista de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba. Cerca de 110 pessoas participaram, interagiram e manifestaram muito interesse em conhecer mais sobre o tema e serem agentes de pro-teção a infância em suas comunidades.

No dia 16 de maio, a Missionária Wanda Hudson, foi até a cidade de Antonina, no litoral do Paraná, cidade próxima a Curiti-ba, e lá ela deu uma Palestra para alunos de uma escola pública sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Os alunos e professores gostaram muito, fizeram muitas perguntas e tiraram dúvidas.

No Dia 18 de maio, houve uma mobilização pública na concentração de pessoas em um evento chamado Justiça no Bairro, o evento aconteceu em parceria com a ação social do município. Houve a participação de 60 adolescentes da igreja quadrangular, eles fizeram apresentações de STOMP, um tipo de percussão alternativa com sucata. Distribuíram balões da Bola Na Rede e Panfletos informativos. Um grupo de aproximadamente 50 pessoas compostas por voluntários da Campanha Bola Na Rede, funcionários públicos de CRAS e CREAS e alunos da JOCUM, fizeram abordagens pessoais, dis-tribuição de cartilhas, folders e materiais informativos tanto de Bola Na Rede, quanto da Prefeitura e Governo do Estado. Alunos da JOCUM – Jovens Com Uma Missão, fizeram abordagens bem divertidas vestidos de Clown.

As ações continuaram até o dia 20 de maio, na Regional do Portão, uma espécie de subprefeitura, além de uma reunião com o gerente de proteção especial do Município, o Pr Eliandro Viana e a Irmã Vivian Fernandes participaram de uma tarde de Capacitação e diálogo com técnicos da prefeitura (Secretarias da Saúde, Assis-tência Social, Educação e Esporte e Lazer) e responsáveis pelas re-des de proteção nos bairros. Houve duas Palestras durante o Evento, a primeira de Paula Maeda, Pre-sidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a segunda foi ministrada pelo Pr Eliandro Viana, articulador nacional da Campanha Bola Na Rede. Depois das palestras, aconteceu um debate sobre os desafios da Rede de Proteção e a mobilização de igrejas na atuação e fortaleci-mento da Rede foi destaque nas discussões.

Clique Aqui e veja mais imagens da Mobilização em Curitiba.

ENCONTRO RENAS 2013 

As crianças são legítimos sujeitos de direitos no reino de Deus. Está lá na bela expressão (e prática) de Jesus (Lc 18.15-17). É ele também que adverte que nada nem ninguém deveria permitir que os pequeninos tropeçassem (Mt 18.6).

Mas no “reino dos humanos” elas enfrentam grandes obstáculos para serem tratadas com respeito e dignidade, inclusive em igrejas. Crianças e adolescentes estão entre os grupos com menos reconhecimento de seus direitos. Pobreza, doenças, morte, falta de acesso à educação de qualidade e violência (inclusive sexual) são alguns dos piores obstáculos que as crianças enfrentam para sobreviver.

Que contraste com as palavras de Jesus! Como obediência a ele e como seus filhos, devemos fazer tudo para promover alegria, bem-estar e plena realização das crianças e adolescentes, reconhecendo na terra seus direitos sinalizados e assegurados no reino dos Céus.

Comprometida com essa missão de Jesus, a Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS) promove seu 8º Encontro Nacional, desta vez em Fortaleza, CE. Assim reafirmamos a necessidade de colocar as crianças no centro da roda para a plenitude de sua existência, celebrando as muitas ações já feitas em rede por nossos parceiros (como a Rede Mãos Dadas), desafiando a nós mesmos para aperfeiçoar os esforços e assumindo novos desafios.

Esperamos e oramos para que o encontro seja, de fato, uma fortaleza para crianças e adolescentes na defesa firme e generosa de seus direitos. Assim como o reino de Deus é delas, o melhor de nosso mundo humano seja também para o bem de crianças e adolescentes. As bênçãos e os benefícios serão de todos nós.

Rede Evangélica Nacional de Ação Social. 

 

Expediente: Eliandro Viana 

Riziely Herrera 

 

PARCEIROS FINANCEIROS 

 

GRUPO COORDENADOR DA CAMPANHA BNR 

 

PARCEIROS TÉCNICOS