A Campanha Bola na Rede levou nesse sábado, dia 14 de maio de 2016, a oficina “Um trato pelos bons tratos de crianças e adolescentes” à Igreja Batista Independente Jardim Santa Cruz. Foram capacitadas 25 crianças e adolescentes, a maioria integrante de um projeto social apoiado pela FEPAS (Federação das Entidades e Projetos Assistenciais da Convenção das Igrejas Batistas Independentes), além de 20 adultos.

Nessa oficina, os conceitos de bons e maus tratos na infância foram apresentados, com um convite à reflexão sobre essa realidade nas experiências cotidianas nas famílias, nas escolas e nas igrejas. Uma vez treinadas, as crianças e adolescentes recebem um cartão de vacinação com uma bala, simbolizando seu compromisso com a causa. Em seguida, todos participam de uma atividade lúdica de maquiagem e de malabares, graças à uma parceria com a organização missionária Visão Urbana. A terceira etapa da oficina é levar esse conhecimento às ruas: os recém treinados levam a sua comunidade a campanha nacional de vacinação contra os maus-tratos a crianças e adolescentes.

Infelizmente, a terceira etapa dessa oficina em Santa Cruz não pôde ser realizada, por questões de segurança. Ainda assim, as vidas dos participantes foram impactadas e eles poderão se tornar multiplicadores desse compromisso naquela comunidade.

A próxima oficina será no dia 28 de maio, de 9h30 às 13h, na igreja Batista Central em Bonsucesso. Caso deseje realizar uma oficina em sua igreja no Rio de Janeiro, entre em contato com Jovani Nascimento: jovaninascimento@yahoo.com.br. Acesse desde já os diversos recursos que disponibilizamos online para as igrejas, como dinâmicas, liturgias e cartilhas sobre a proteção das crianças.