Um dos objetivos da Campanha Bola Na Rede é levar a igreja evangélica brasileira a se mobilizar contra a violência sexual de crianças e adolescentes, principalmente no contexto do turismo nos grandes eventos que o país tem recebido.

Na parte I abordamos sobre o papel da igreja na PREVENÇÃO da violência sexual, a fim de ajudar a igreja nessa missão.

Sabemos que há certo receio em como abordar a temática, mas o primeiro passo é se informar e o segundo é agir. Aqui no site vocês poderão encontrar muitas informações interessantes e se envolver de diversas formas.


FALANDO SOBRE EXPLORAÇÃO SEXUAL…

Promover  a reflexão e o diálogo a respeito da exploração sexual é um ótimo caminho para para começar o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Vamos aqui listar algumas sugestões de materiais disponíveis gratuitamente na internet, para que você pode trabalhar em sua igreja com adolescentes e adultos.

1- DOCUMENTÁRIO: 1 REAL – O OUTRO LADO DA MOEDA

Assista o documentário completo (24 min) : Clique aqui

 

2- SÉRIE: QUE EXPLORAÇÃO É ESSA??

Cinco episódios curtos que abordam a temática da exploração sexual nas estradas. Ótimo para adolescentes!

futura“O Milton viaja na companhia do filho Diego, que aproveita as férias para conhecer o Brasil ao lado do pai. Ao pararem num restaurante, Diego é abordado por Sheyllon, uma garota de sua idade. A jovem revela sua situação de abandono familiar e conta como se tornou vítima da rede de exploração sexual de crianças e adolescentes. Milton decide ligar no Disque 100 com esperança de poder mudar a vida de Sheyllon”

(Parceria entre Canal Futura e Childhood)

Assista todos episódios (média de 6 min cada): Clique aqui pra ver no youtube

Clique aqui para conhecer o site

 

img-destaque-serie

2.1 SÉRIE: que abuso é esse?

8 Episódios que apresentam o que é abuso, como prevenir e denunciar. Destaca os fluxos de atendimento  previstos no Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-juvenil.

(Assista aqui)

 

3- HQ : MENINAS EM JOGO

prologoimg6

Uma reportagem investigativa adaptada em quadrinhos para relatar a realidade da rede de exploração sexual no Ceará. O trabalho feito pela Agência Pública – Reportagem e Jornalismo investigativo, chamou atenção por apresentar as vulnerabilidades e violações de direitos das crianças e adolescentes no contexto dos grandes eventos esportivos em 2014.

Veja o material completo e faça download no site da Pública: clique aqui

 

 

 

 

 

Se você fizer algum trabalho com esses materiais na sua igreja, conte para gente como foi, envie um email para: contato@bolanarede.org.br