folder_1

Desde 2011, a Primeira Igreja Batista de Curitiba (PR) está envolvida com a Campanha Bola na Rede. Desse envolvimento surgiu uma sincera preocupação em proporcionar um lugar seguro e confiável, onde as crianças e os adolescentes sejam amados e respeitados. Em 2012, formamos um grupo de pessoas para discutir o tema da violência e criar uma política de proteção interna, que está pronta e tem sido implementada desde o final de 2013.

Apesar de a PIB de Curitiba possuir um Ministério de Ação Social, percebemos que muitos membros e líderes não recorriam a este serviço. Por outro lado, entendemos que o papel da igreja vai além de atender as pessoas e dar suporte pastoral, precisamos munir os líderes de conhecimento sobre o que fazer em caso de violência, e qual o encaminhamento dar dentro e fora do espaço da igreja; indo ainda mais longe, trabalhar a prevenção a situações de violência dentro da igreja.

Mil crianças e adolescentes fazem parte dos mais de sete mil membros da nossa igreja. Em 2012, entendemos que é importante proteger as crianças também no espaço da igreja. Nossa preocupação se deu em duas esferas: o atendimento e a prevenção. Para o atendimento, criamos um fluxo de atendimento a pessoas com direitos violados e como repassar essa informação à liderança. Ampliamos o leque para os diversos tipos de violência e de pessoas que sofrem com ela que, além das crianças e adolescentes, incluem as mulheres, os idosos e as pessoas com deficiência.

Quanto à prevenção, criamos uma Política Interna de Proteção à Criança e ao Adolescente baseada no “Manual de Orientações e Práticas para a Proteção das Crianças nas Igrejas”, elaborado pelo PEPE Network. A equipe que construiu a política foi capacitada pela Terezinha Candieiro, autora desse material.  Realizamos dez encontros para a sistematização da política de proteção na igreja, além de capacitações e seminários sobre o papel da igreja no combate e prevenção à violência a fim de dar subsídios para a construção da política. Estamos na fase de disseminação da política para toda a liderança, para a comunidade e, especialmente, aos pais.

Elaboramos um material bem didático para ser distribuído aos pais por meio do ministério infantil. Queremos, até o final do ano, ter disseminado esta política para cada membro de nossa comunidade.

 

Gisele Reikdal Kallaur
Primeira Igreja Batista de Curitiba
Coordenadora de Projetos da ABASC | Associação Batista de Ação Social de Curitiba

Faça contato:gikallaur@terra.com.br / (41) 3091-4354