Fonte: Artigo publicado originalmente no site de RENAS

clip_bola_rede_bh-280x205Nove conhecidos cantores evangélicos, entre eles, Ana Paula Valadão e Fernanda Brum, se encontraram no dia 25 defevereiro, em Belo Horizonte (MG), para gravar um videoclipe para o “Liberta-me, Brasil!”. O projeto quer levantar na igreja e na sociedade a discussão dos seguintes temas: exploração sexual de crianças e adolescentes, tráfico humano, trabalho infantil e reestruturação familiar. A Bola na Rede é uma das campanhas que serão apoiadas pelo projeto. O videoclipe será lançado no fim deste mês.

Participaram da gravação os seguintes cantores: Ana Nóbrega, Mariana Valadão, Juliano Son, Mariana Ava, Eyshla, Ana Paula Valadão, Soraya Moraes, David Quinlan  e Fernanda Brum.

“Foi num clima de muita emoção e inspiração que participamos, apenas assistindo no estúdio a gravação de uma música, escrita pela cantora Ana Nóbrega, que faz parte do ministério Diante do Trono-Lagoinha. A letra desta música (que ainda não pode ser divulgada) fala dos direitos de crianças e adolescentes e do amor de Deus. O mais emocionante nesta gravação é que os cantores se dispuseram voluntariamente por esta causa. Eles cantavam num clima de muita unção e proclamação do amor de Deus pelas crianças brasileiras”, disse Débora Fahur, líder da campanha Bola na Rede.

Débora Fahur, Soraya Dias, da coordenação da RENAS e Petrúcia Melo, representante da Rede Evangélica do Terceiro Setor de Minas Gerais, estiveram presentes na gravação.

Culto das mulheres
No dia seguinte (26), elas também participaram do Culto das Mulheres na Igreja Batista da Lagoinha. O pregadora foi Leolina Cunha, líder do CECOVI e uma das idealizadoras da cartilhaUma ação educativa contra a Exploração e o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. O culto gerou reações positivas das mulheres presentes, como mostra o depoimento a seguir:

“Gostaria de dizer o quanto fui impactada por Deus após ouvir a pregação no Culto de Mulheres da igreja Batista da Lagoinha. Após ouvir a Pra Leolina, o Senhor me tocou muito, e gostaria de saber como posso ser voluntária, se existe algum trabalho aqui em Belo Horizonte. Aguardo ansiosamente a resposta de vocês e que Jesus continue dando graça e sabedoria para continuarem fazendo a obra Dele”, disse Graziele Braga.

Veja aqui o culto na íntegra, televisionado pela Rede Super:

.

Leia a seguir um relato de Débora Fahur e Soraya Dias sobre os dois dias em Belo Horizonte (MG):

Dia 25/02

Estivemos presente: Débora, Soraya, Leolina e Petrúcia na gravação do videoclipe. Participaram da gravação os seguintes cantores gospel: Ana Nóbrega, Mariana Valadão, Juliano Son, Mariana Ava, Eyshla, Ana Paula Valadão, Soraya Moraes, David Quinlan  e Fernanda Brum.

Foi num clima de muita emoção e inspiração que participamos, apenas assistindo no estúdio a gravação de uma música, escrita pela cantora Ana Nóbrega, que faz parte do ministério Diante do Trono-Lagoinha. A letra desta música (que ainda não pode ser divulgada) fala dos direitos de Crianças e Adolescentes e do amor de Deus.  O mais emocionante nesta gravação é que os cantores se dispuseram voluntariamente por esta causa. Eles cantavam num clima de muita unção e proclamação do amor de Deus pelas crianças brasileiras.

Dia 26/02

Pela manhã, tivemos uma reunião com Johan e Jeannete, missionários da JOCUM BH. Eles nos apresentaram uma ferramenta de educação e proteção para crianças e adolescentes que pode ser aplicada em escolas públicas. Inclusive, eles nos informaram que já a utilizaram em uma escola pública de BH em dezembro de 2013.

Johan ressaltou a intenção da JOCUM BH de somar forças e recursos, para fortalecer as bases em ações preventivas. Michele – missionária da Jocum – fez um currículo que pode ser oferecido nas escolas para adolescentes entre 12 e 17 anos de idade, alertando-os sobre o tráfico de pessoas e exploração sexual. O currículo contém uma carta de apresentação à direção da escola, várias aulas, uma apresentação em PP, três dramas curtos postados no Youtube para ser ensinados em meia hora, pendrives com a música que acompanha os dramas, pôsteres e folhetos informativos. Nos dias 24 a 28 de março acontecerá um treinamento para 15 equipes em BH e Soraya representará a RENAS. Pretendem trabalhar nas doze sedes da Copa, onde têm os coordenadores Kickoff. Esse projeto foi nomeado LIBERTODOS, por que vai ser para libertação de todos.

Johan solicitou que colocássemos no site da RENAS informação sobre a capacitação da JOCUM. e-mail de contato: libertodos@gmail.com

Johan e Jeannette comentaram sobre um aplicativo para denúncia, como iniciativa da sociedade civil. Segundo Johan, denúncia por telefone é muito inseguro. Segundo eles, o FBI e a CIA podem treinar pessoas no Brasil, assim teriam um aplicativo e uma rede com pessoas de segurança. Para ele RENAS e CHILDFUND seriam as instituições ideais para assumir esse aplicativo.

O juiz federal Willian Douglas também colocou-se a disposição de RENAS.

À noite, participamos do culto para mulheres do Ministério Diante do Trono na Lagoinha, com a presença de 6 mil mulheres. Estiveram presente as cantoras, Soraya Moraes, Eyshila, Ana Nóbrega e Fernanda Brum.

Tivemos a oportunidade (Débora e Petrúcia) de subir ao púlpito e falar da Campanha Bola na Rede. Leolina Cunha levou uma mensagem sobre a defesa de direitos e a proteção de crianças. Também exibimos um dos filmes da campanha.