Reunião em Brasília

A Secretaria-Geral da Presidência da República promoveu na quarta-feira (dia 19/02), no Palácio do Planalto em Brasília, uma reunião com líderes religiosos para tratar da Copa do Mundo. Entre os temas abordados estavam o acolhimento aos turistas e o combate ao tráfico humano e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Débora Fahur representou a RENAS e a campanha Bola na Rede. Nossos parceiros Tearfund e a Visão Mundial também estavam lá.

Para Débora, a reunião foi uma grande oportunidade de apresentar o “Bola na Rede” e integrar-se com outras entidades religiosas e o governo na causa de proteção das crianças. Surgiram várias oportunidades de colaboração das campanhas de cada organização. O ministro também elogiou o vídeo promocional da Bola na Rede.

“Para RENAS, este foi um fruto do encontro com o ministro no 8º Encontro Nacional em Fortaleza, em setembro de 2013. Lá, ele solicitou que fôssemos à Brasília conversar e explicar melhor a campanha. A Secretaria-Geral da Presidência entendeu que este diálogo não deveria ser apenas com RENAS, mas também com outras iniciativas religiosas. Felizmente, ajudamos a agregar mais pessoas e organizações na defesa de direitos”, ressalta Débora.

Propostas
Entre as propostas/compromissos resultantes da reunião, estão: a criação de um grupo permanente de diálogo com o Governo, o apoio do Governo às campanhas das organizações em favor da proteção das crianças durante a Copa, não omissão quanto à denúncia de casos de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, tentar potencializar campanhas das organizações nas mídias relacionadas ao Governo, encaminhamento de criação de um folder informativo sobre leis para ser incluído no passaporte dos turistas que chegarem e o oferecimento de cursos de formação para os voluntários envolvidos.

Os representantes religiosos também desejam conhecer quais serão os investimentos sociais relacionados ao evento, a resposta aos passivos sociais e a garantia de transparência em relação aos recursos públicos investidos.

A reunião contou com a presença do ministro Gilberto Carvalho e dos secretários Paulo Abrão (Ministério da Justiça), Angélica Goulart (Secretaria de Direitos Humanos) e Paulo Maldos (SG-PR). Participaram desta primeira reunião representantes ligados a entidades com ações de abrangência nacional relacionadas à Copa e que já estão em desenvolvimento: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Rede Nacional Evangélica de Ação Social (Renas), Pastoral da Mobilidade Humana, Coletivo Ame a Verdade, Visão Mundial e Tearfund.

Foto: J.Renildo/SG.

Artigo publicado originalmente no site da RENAS